Alguma vez quis marcar uma consulta de psicologia mas com tudo o que tem para fazer, torna-se impossível arranjar tempo para tal? Num mundo tão exigente como o dos nossos dias, em que entre as tarefas domésticas e o trabalho, mal temos tempo para pensar, sobra muito pouco tempo para nós.
Felizmente, a evolução tecnológica devolveu-nos um pouco do tempo que tínhamos perdido. Hoje em dia, é possível comunicar de forma efectiva através de vídeo-conferência, o que nos permite realizar algumas actividades que antes requeriam deslocação e consequente perda de tempo, a partir do conforto da nossa casa.
Uma dessas actividades é o acompanhamento psicológico através de uma consulta de psicologia online. Mas será esta forma de acompanhamento válida ou eficiente? A resposta simples é, sim.
O que a ciência diz
Um das maiores preocupações acerca do acompanhento psicológico através de consultas de psicologia online, é de que o psicólogo não tem a oportunidade de observar o paciente, algo que é naturalmente parte integral de uma avaliação e diagnóstico. O comportamento físico, como o tom de voz ou a linguagem coporal, são boas indicações sobre o bem-estar do paciente.
Alguma preocupações foram também levantadas acerca da relação entre paciente e psicólogo, que é considerada fundamental no sucesso da terapia, visto que o estabelecer de uma relação poderá ser mais difcíl devido à distância física.
Apesar destas preocupações, alguns estudos têm demonstrado consistentemente que as consultas de psicologia online são tão efectivas como as consultas de psicologia presencial. De seguida referimos alguns destes estudos:
- Um estudo publicado no Journal of Affective Disorders em 2014, diz que o tratamento online é tão eficaz como o tratamento presencial no tratamento da depressão.
- Um estudo publicado no Journal of Anxiety Disorders em 2018, descobriu que a terapia cognitiva comportamental online é igualmente efectiva ao tratamento presencial para a depressão, ataques de pânico, fobial social e perturbações de ansiedade em geral.
- Um estudo publicado no Behaviour Research and Therapy em 2014, diz que a teapia cognitiva comportamental online é efectiva no tratamento das perturbações de ansiedade e que os seus efeitos são duradouros
As vantagens das consultas de psicologia online
Face ao tratamento presencial, a terapia online, traz algumas vantagens:
- Facilidade de acesso a quem está distante dos grandes centros urbanos
- Ter as consultas em casa, um local onde nos sentimos confortáveis, pode ser um incentivo para alguém que náo se sente à vontade em deslocar-se a um consultório.
- De uma forma geral, as consultas online têm um custo mais baixo que as consultas presenciais
- O horário das consultas online é, de forma geral, mais flexível do que o horário das consultas em forma presencial
- Poderá ser mais fácil partilhar informação pessoal de forma online do que presencial
- Pessoas que sofrem de ansiedade, principamente de fobia social, mais facilmente procuram ajuda online do que em forma presencial
As desvantagens das consultas de psicologia online
E obviamente também algumas desvantagens:
- A terapia online não é adequada para todas as situações (por exemplo, tendências suicidas ou psicose)
- O psicólogo pode não conseguir interpretar a linguagem corporal do paciente
- Dificuldades tecnológicas (por exemplo, chamadas de vídeo congeladas)
Consulta de psicologia online ou presencial, qual escolher?
A pesquisa que tem sido feita ao longo dos últimos anos, acerca da validade e efectividade das consultas de psicologia online é inequívoca. Esta forma de terapia é tão eficaz como a terapia presencial. Ambas têm as suas vantagens e desvantagens, cabe-nos a nós optar pela forma mais adequada para nós, a forma com a qual nos sentimos mais à vontade.
A Psionline disponibiliza ambas as formas de consulta, consulta de psicologia online e presencial. Marque uma consulta connosco, estamos à sua espera!