Equilíbrio Vida Pessoal e Profissional – 15 Sugestões

Não é fácil nos dias de hoje, atingir um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.  Enquanto a nossa ligação ao mundo aumenta a cada dia, através da tecnologia e redes sociais, torna-se cada vez mais difícil separar aquilo que é a nossa vida pessoal da vida profissional.  Tornou-se comum ver os emails do trabalho a toda a hora, receber chamadas relacionadas com o trabalho à hora do jantar ou pegar nos computadores portáteis ao fim-de-semana para “ir adiantando trabalho”.

Encontrar este equilíbrio é um desafio difícil, especialmente quando os empregadores são inflexíveis, quando existe uma sobrecarga de trabalho (doméstico ou profissional), quando é necessário ter dois empregos ou trabalhar mais horas para garantir a segurança económica, mas o desequilíbrio entre estas duas esferas da vida adulta é um risco psicossocial e prejudicial para todos – cidadãos e suas famílias, organizações e sociedade.  Encontrar este equilíbrio entre vida pessoal e profissional, contribuirá para a diminuição do stresse, para uma melhor saúde física e mental, e terá um impacto positivo nas relações parentais e conjugais, bem como no absentismo, produtividade e na relação e satisfação com o trabalho.

O que pode fazer para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Segundo uma publicação recente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (O.P.P.), o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional não significa (necessariamente) compartimentalizar, de forma estanque, a vida pessoal e profissional, de modo a que não coexistam. O desafio é encontrar esse equilíbrio, pessoal e próprio, que permita a integração adaptativa e funcional, para cada pessoa, entre ambas as dimensões da sua vida. O desafio é criar sinergias entre estas dimensões, que permitam às experiências da vida pessoal enriquecer e desempenhar uma influência positiva nas experiências da vida profissional e vice-versa.

Deixamos então de seguida, uma lista de 15 recomendações elaboradas pela O.P.P. para conseguir atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e vida profissional.

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial. E nunca foi tão importante quanto agora. Pelo menos 1 em cada 3 pessoas trabalha mais do que 40 horas semanais e quase metade considera insuficiente o tempo que têm disponível para se dedicar a si mesmos, à família e amigos e realizar actividades de lazer.

Se precisa de ajuda, não hesite, fale connosco e marque uma consulta!

Marque Hoje a Sua Primeira Consulta de Psicologia Online

Login

Logout