Hoje respondemos a mais uma questão colocada nas redes sociais. Uma questão muito importante para quem nunca foi a uma consulta de psicologia e tem curiosidade, mas também para relembrar a quem vai, que é parte activa do que acontece numa consulta.
Leia a pergunta completa abaixo e a resposta da Dra. Inês Silvério (saiba um pouco mais acerca da Dra. Inês Silvério aqui)
Gostava de saber o que acontece numa consulta de psicologia.
Isto é, de que forma é que o psicólogo aborda um cliente. Que tipo de cuidados deve o psicólogo ter no tipo de linguagem, o tom em que fala, de que forma deve responder às perguntas das pessoas quando tal acontece, etc.
O espaço de consulta é um lugar seguro que acolhe, encoraja, potencia e desafia. A linguagem, o tom de voz, a postura que o psicólogo adota faz parte do seu processo de sentir quem está do outro lado sendo por isso uma espécie de “camaleão” que se adapta e que procura “falar a mesma língua” do seu paciente para mais se aproximar de si e entrar no seu mundo.
Às vezes o psicólogo responde às questões dos seus pacientes com outras questões, constrói novos cenários, cria novas hipóteses, oferece novas leituras úteis e facilitadoras na busca de respostas.
Também gostava de saber o que pode a pessoa esperar da consulta?
Da consulta pode esperar descoberta, crescimento, segurança, não julgamento, libertação… No entanto, não se esqueça que pertence a este espaço e que tem um papel importante naquilo que quer que o espaço de consulta se transforme.